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Farol de Desempenho - De 2019 até 2023

O que é o Farol de Desempenho?

  • Qual o objetivo?

    “O que não pode ser medido não pode ser gerenciado!”, esta é a motivação para o uso do Farol de desempenho. É uma ferramenta do PDI que possibilita o acompanhamento, por toda a comunidade, dos principais processos críticos da instituição. Esses processos críticos, conhecidos na metodologia do BSC por Objetivos estratégicos, são agrupados em 4 grandes grupos, chamados de Perspectivas, que no nosso caso são:Estudantes e Sociedade (ES), Processos Internos (PI), Orçamento e Infraestrutura (OI) e Pessoas e Conhecimento (PC).

    Os objetivos estratégicos, por sua vez, são formados por Indicadores de desempenho, que visam garantir a realização dos objetivos estratégicos. São esses indicadores, que possibilitam também, o acompanhamento do PDI por parte de todos, e o gerenciamento por parte dos responsáveis pelos indicadores.

    Vale a pena ressaltar, que os indicadores de desempenho foram definidos a partir do diálogo com toda a comunidade, tendo como referência o histórico da instituição, alinhada com a nossa Visão de futuro.

  • Como é medido?

    Por ser uma funcionalidade para medir o desempenho institucional, o Farol emprega uma série de cálculos envolvendo os Objetivos Estratégicos (OE) e seus respectivos indicadores de desempenho.

    Cada indicador possui um peso dentro do OE, sendo esse fator de grande influência nas informações apresentadas. Ou seja, um indicador que alcançou a meta e possui peso elevado num determinado OE, irá influenciar positivamente o resultado do OE. Ao passo que, se um indicador de peso elevado apresentou situação ‘não alcançado’, a influência será negativa, e poderá até mesmo suplantar o desempenho dos demais indicadores com meta já atingida para o OE.

    Em suma, o Farol apresenta o nível de alcance dos Objetivos Estratégicos ao longo do ano, com base no desempenho de seus indicadores.

    Para cada OE são apresentadas 2 informações:

    Situação:
    Descreve o alcance da meta, e pode ser: alcançado, parcialmente alcançado ou não alcançado;
    Barra de progresso:
    Representação gráfica do valor real do indicador em relação à sua meta.
  • Como entender?

    O Farol apresenta os Objetivos Estratégicos (OE) agrupados nas 4 perspectivas: Estudantes e Sociedade (ES), Processos Internos (PI), Orçamento e Infraestrutura (OI) e Pessoas e Conhecimento (PC).

    Cada OE recebe uma codificação que está relacionada a uma temática:

    EN - Ensino;

    PPG - Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação;

    EX - Extensão;

    AE - Assuntos Estudantis;

    GP - Gestão de Pessoas;

    AP - Administração e Planejamento;

    DI - Desenvolvimento Institucional;

    TI - Tecnologia da Informação;

    COM - Comunicação;

    RI - Relações Internacionais;

    Ao clicar em cada OE, serão apresentados seus respectivos indicadores de desempenho.

Legenda dos Objetivos Estratégicos

Legenda:

  • Não alcançado
  • Parcialmente alcançado
  • Alcançado
  • Não informado/Não se aplica

Perspectiva: ES - Estudantes e Sociedade

Para cumprir sua missão e alcançar a visão, que resultados o IFMG deve gerar para os estudantes e para a sociedade?

20 objetivos estratégicos

Perspectiva: PI - Processos Internos

Para cumprir a missão e alcançar a visão, que processos acadêmicos e de gestão são considerados críticos e devem ser aperfeiçoados?

24 objetivos estratégicos

Perspectiva: PC - Pessoas e Conhecimento

Para cumprir a missão e alcançar a visão e promover a base para as demais perspectivas, quais são os conhecimentos e as competências necessárias no IFMG?

12 objetivos estratégicos

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