Os memoriais descritivos dos processos RSC-TAE são publicados no sítio eletrônico da instituição antes da decisão de deferimento ou indeferimento, conforme o art. 8º, inciso VII, e o art. 13, § 3º, do Decreto nº 13.048/2026, observada a Lei nº 13.709/2018 (LGPD).
Introdução
O presente Memorial Descritivo tem por finalidade apresentar e sistematizar a trajetória profissional, acadêmica e institucional desenvolvida ao longo da minha atuação como servidor(a) Técnico-Administrativo em Educação, evidenciando experiências, conhecimentos, competências e contribuições construídas no exercício das atividades profissionais.
A elaboração deste memorial busca demonstrar, de forma organizada, o conjunto de experiências adquiridas durante minha trajetória funcional, considerando as atividades desenvolvidas no âmbito do Instituto Federal, bem como as ações relacionadas à formação profissional, ao aperfeiçoamento contínuo, à participação institucional e à contribuição para o desenvolvimento das atividades administrativas, acadêmicas e/ou de apoio ao ensino.
Nesse percurso, a atuação profissional tem sido pautada pelo compromisso com a qualidade do serviço público, pela responsabilidade no cumprimento das atribuições do cargo, pelo trabalho colaborativo e pela busca permanente de aprimoramento dos conhecimentos e das práticas profissionais. As experiências apresentadas neste documento refletem, portanto, o processo contínuo de desenvolvimento profissional e de contribuição para os objetivos institucionais.
Assim, este Memorial Descritivo reúne informações e evidências que permitem compreender minha trajetória e os conhecimentos e competências desenvolvidos ao longo da carreira, constituindo-se como instrumento de reconhecimento e valorização da experiência profissional acumulada no âmbito da carreira dos Técnicos-Administrativos em Educação.
Atividades por requisito
art. 13, § 1º, I, do Decreto nº 13.048/2026
I
Requisito I — Participação em grupos de trabalho, comissões, comitês, núcleos, representações ou similares
Participação como membro de núcleos, representações, grupos de trabalho ou similares, comissões ou comitês previstos no âmbito da administração pública, regularmente instituídos
Comissão Organizadora do(a) 30ª Semana da Família Rural do IFMG Campus - São João Evangelista
Comissão dos "Jogos dos Institutos Federais de Educação da Região Sudeste - JIFES",
Comissão Especial de Inventário de Material em Estoque no Almoxarifado
3,00Por designação
II
Requisito II — Projetos institucionais, gestão, ensino, pesquisa, extensão, inovação ou assistência
Participação em programas de formação continuada e/ou ações de desenvolvimento de competências, desde que não utilizada para fins de aceleração da promoção na carreira (carga horária mínima de dez horas)
Curso de Segurança Pública
Cursos de Vigilante
2,00Por capacitação
Participação em capacitação, fórum, oficina, workshop e congresso, com carga horária mínima de dez horas, vinculada aos interesses da Instituição Federal de Ensino
Declaração de ingresso no serviço público
Cursos de Primeiros Socorros 2
Cursos de Brigadista de Incêndio
Curso de Datilografia
Curso de Operação de Microcomputador
Curso de Primeiros Socorros 1
Cursos de Informática 2
Cursos de Informática 1
Curso de Windows Básico + Word
Curso de Relações Humanas
10,00Por evento
IV
Requisito IV — Responsabilidades técnico-administrativas e/ou especializadas
Exercício de atividades de gestão ou fiscalização de contratos de aquisição, serviços, convênios e acordos ou instrumentos correlatos
Fiscal do Contrato n° 20/2006 Telemar Norte Leste S.A
1,00Por designação
Atuação em sistemas e/ou processos de trabalho institucionais em ensino, pesquisa, extensão, gestão e inovação, desde que não constitua atividade habitual do cargo
Autorização para dirigir veículos oficiais
1,00Por designação
V
Requisito V — Funções ou cargos de direção e assessoramento institucional
Exercício de Função Gratificada (FG-01 e 02) ou equivalente — Substituto
03/07/2006 a 25/01/2007 (6 meses e 23 dias → 1 unidade)
Coordenador Substituto de Execução Orçamentária e Financeira
1,00Por ano ou fração acima de seis meses
VI
Requisito VI — Produção, prospecção e difusão de conhecimento
Conclusão de curso de educação formal superior ao exigido para o ingresso no cargo de que é titular e que não seja utilizado para percepção de Incentivo à Qualificação — IQ
Diploma de Ensino Médio + Correção de Posicionamento no Ingresso
Licenciatura em História
2,00Por curso
Conclusão
A elaboração deste Memorial Descritivo possibilitou reunir e refletir sobre as experiências profissionais, acadêmicas e institucionais construídas ao longo da minha trajetória como servidor(a) Técnico-Administrativo em Educação. As atividades e experiências apresentadas demonstram um percurso marcado pelo compromisso com o serviço público, pela responsabilidade no desempenho das atribuições e pela busca contínua de aperfeiçoamento profissional.
Ao longo da trajetória funcional, foram desenvolvidos conhecimentos, habilidades e competências que contribuíram para o desempenho das atividades e para o atendimento às demandas institucionais. A participação nas diferentes ações e atividades realizadas também possibilitou ampliar experiências, fortalecer a capacidade de trabalho em equipe e contribuir para o funcionamento e o aprimoramento das ações desenvolvidas pela instituição.
Dessa forma, considero que o conjunto das experiências apresentadas neste memorial representa não apenas o cumprimento das atribuições inerentes ao cargo, mas também um processo permanente de aprendizagem, desenvolvimento e contribuição institucional. O reconhecimento dessas experiências por meio do processo de Reconhecimento de Saberes e Competências constitui importante valorização da trajetória profissional dos servidores Técnico-Administrativos em Educação.
Por fim, reafirmo meu compromisso com a instituição, com o desenvolvimento profissional contínuo e com a prestação de um serviço público de qualidade, colocando os conhecimentos e as competências adquiridas ao longo da minha trajetória a serviço do aprimoramento das atividades institucionais e do cumprimento da missão do Instituto Federal.