Mostrar/Esconder barra lateral

Quem cabe no seu “TODOS”? Curso de formação sobre Educação Inclusiva

Dados do Evento

NomeQuem cabe no seu “TODOS”? Curso de formação sobre Educação Inclusiva
ApresentaçãoO NAPNEE tem recebido diversas queixas por parte dos professores sobre a ausência de formação adequada na temática educação inclusiva nos cursos de licenciatura, o que se torna mais escasso nos cursos de bacharelado frequentados por alguns. Dessa forma, muitos se declaram despreparados para participar de forma efetiva da educação dos estudantes cadastrados no núcleo. Além disso, temos observado que alguns docentes não conhecem a legislação pertinente, a história da inclusão escolar, as características comuns às especificidades educacionais dos alunos cadastrados no Campus Bambuí e formas de facilitar a relação ensino-aprendizagem desses estudantes. Esse fato, em alguns casos, acarreta na resistência de alguns em promover as adaptações necessárias e na aceitação sobre o pertencimento desses alunos no IFMG. Objetivos: Sensibilizar os docentes sobre a importância e a necessidade da realização de uma educação inclusiva; Informar sobre os direitos das pessoas com necessidades educacionais específicas; Explicar sobre as principais características dos diferentes tipos de necessidade específicas; Dar exemplos de casos de sucesso durante o processo de formação e na inserção no mercado de trabalho de pessoas com necessidades educacionais específicas; Demonstrar os usos e importância das tecnologias assistivas na educação inclusiva.
LocalCentro de Convenções do IFMG - Campus BambuíCarga Horária24 horas
Início das Inscrições17/04/2024 07:00Fim das Inscrições02/10/2024 17:00