| Apresentação | [Formato Presencial] Trata-se de uma formação voltada às Ouvidorias Locais do IFMG, decorrente de uma capacitação realizada pelas servidoras Ana Paula Rodrigues (Ouvidoria Local do Campus Ribeirão das Neves), Luciana Bessa (Ouvidoria Local do Campus Ipatinga) e Janice Pinho (Ouvidoria Local do Campus São João Evangelista), em Brasília. A atividade foi promovida pela Ouvidoria-Geral da União (OGU/CGU), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), sob o título “Formação de multiplicadores em educação étnico-racial e protocolo de acolhimento e tratamento de denúncias de racismo para ouvidorias”.
A participação das servidoras contou com o apoio da Reitoria e da Ouvidoria do IFMG, com o objetivo de que pudessem, posteriormente, compartilhar os conhecimentos adquiridos com os demais colegas, contribuindo para o fortalecimento das práticas antirracistas e para a qualificação do acolhimento humanizado no âmbito das Ouvidorias.
Nesse sentido, a multiplicação dessa formação será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro de 2025, conduzida pelas servidoras mencionadas. O evento ocorrerá em formato híbrido (presencial e remoto), possibilitando maior flexibilidade de participação aos(às) servidores(as), tanto para aqueles(as) que comparecerem à Reitoria, em Belo Horizonte, quanto para os(as) que optarem por participar a distância.
Na ocasião, também será apresentada, pelas coordenadoras dos Grupos de Trabalho (GTs), Marina Contarine e Mônica Barros, a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação, recentemente aprovada pelo CONSUP/IFMG (Resolução nº 47/2025), bem como aspectos relacionados ao funcionamento das Ouvidorias Locais. |