Apresentação | Este minicurso propõe uma reflexão crítica sobre as relações entre linguagem, racismo e resistência, com base em autores como Silvio Almeida (2018), Djamila Ribeiro (2020), Kimberlé Crenshaw (1989; 1991; 2002), bell hooks (2013; 2017) e Paulo Freire (1967). Parte-se da concepção de racismo como uma estrutura sistêmica que permeia as relações sociais, jurídicas, econômicas e educacionais, e se manifesta tanto em discursos explícitos quanto em práticas naturalizadas. A partir de exemplos de mídia, propagandas e redes sociais, problematiza-se como o racismo é reproduzido cotidianamente e como o mito da democracia racial contribui para a sua invisibilização. O minicurso também aborda o conceito de interseccionalidade, discutindo como gênero, raça e classe interagem na produção das desigualdades, especialmente no contexto da experiência das mulheres negras. O eixo final discute práticas de resistência, com destaque para a educação como prática libertadora, fundamentada nos pensamentos de hooks e Freire. Nesse contexto, a escola é entendida como espaço fundamental para a desconstrução de discursos discriminatórios e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
**********************************************************************************************************************************************************************
Minicurrículo do proponente (formação e atuação profissional)
*
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e graduada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui experiência nas áreas de ensino de Língua Portuguesa, revisão e avaliação de textos. Atualmente é professora do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), onde atua como coordenadora da CODALIP. Já atuou como líder do GEALI (Grupo de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura) e coordenou o Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Desenvolve pesquisa nas áreas de construção de identidade por alunos de EJA; raça e gênero na educação; narrativas de resistência; letramento acadêmico e pobreza menstrual. Autora do livro “A linguagem do gueto: construção de identidades por estudantes jovens e adultos. |